terça-feira, 21 de maio de 2013


1 INVENTÁRIO DE INVESTIGAÇÃO

1.1 Objetivos da escola.          

O primeiro contato com a escola estadual Irman Ribeiro de Almeida Silva já foi possível observar, como estagiário, a rotina da escola, bem como o perfil das pessoas responsáveis pelo lugar. Existe ali uma rotina normal, como na maioria das escolas públicas em nosso país. O objetivo da escola pública esta em garantir condições aos alunos de se desenvolverem, estimular a busca do conhecimento, promover o exercício da cidadania, ou seja, preparar para vida.

1.2 Cursos oferecidos.

            A escola oferece ensino fundamental, médio, educação para jovens e adultos (EJA) e ensino profissionalizante em três períodos, matutino, vespertino e noturno. No ano de 2013 estão matriculados 410 alunos no ensino fundamental, 65 alunos no ensino médio, 250 no EJA e 60 no curso profissionalizante E-tec Brasil. o ensino fundamental funciona no período da manhã, com nove anos letivos, cinco dias por semana, das 07:00 as 11:00 horas, com cinco horas aulas por dia e 200 dias letivos anuais. O ensino médio também é oferecido pela manha, com três anos letivos, 200 dias letivos anuais, cinco dias semanais, com funcionamento das 07:00 as 11:20 horas. No período vespertino é oferecido do 1ºano ao 7ºano fundamental, das 12:30 horas as 16:30 com as mesma carga horaria do ensino fundamental do período matutino. Já o período noturno, funciona o curso EJA fundamental e médio e o curso profissionalizante. As aulas começam as 18:30 até as 22:50, com quatro aulas diárias, de segunda a sexta, 180 dias letivos anuais. O curso profissionalizante tem duração de um ano e meio com a mesma carga horaria anuais do EJA.

1.3 A Estrutura física.

            A estrutura física da escola está representada por um prédio de 4000 metros quadrados aproximadamente, todo feito em alvenaria, todo cercado por muro de 2,2 metros de altura. O acesso à escola é pela entrada principal onde existe um portão de ferro que dificulta a entrada de pessoas não autorizadas. A edificação apresenta ser antiga mas, ainda em boas condições. Possui uma quadra de esporte todo coberta, refeitório onde é servido aos alunos um refeição nos intervalos, nos três períodos letivos. Existe duas salas de tecnologia, ambas com trinta computadores dispostos em formação em “U”, com sistema operacional Linux, existe também equipamentos como Datashow, Tvs, impressoras e caixas de som.

1.4 A Direção.

            O responsável pela escola é o seu diretor, o senhor Edivaldes Dias Tavares, eleito pela comunidade escolar, ( professores, funcionários, pais alunos maiores de doze anos), para exercer o mandato no triênio de 2012 a 2014. Sua aceitação por parte dos integrantes da escola me parece unanime, indicando uma boa gerência da escola.

1.5 Os  Professores.

 O corpo docente esta representados por profissionais com formação específica em diversas disciplinas, alguns iniciantes na profissão outro bem mais experientes, mas ambos aparentam motivados e cientes da responsabilidade em formar cidadão conscientes e preparados, capazes de mudar a realidade da sociedade onde vivem. O que falta na realidade não só nesta escola, mas em muitas outros pelo país a fora é um politica voltada a valorização do profissional da educação. Não apenas em salários, mas em condições de trabalho e desenvolvimento profissional.
Observamos nos dias atuais, a deterioração da figura do professor. Salários reduzidos, condições de trabalhos inapropriados, jornadas excessivas, são alguns dos problemas na carreira de professor no Brasil. Mas Mesmo com toda essa dificuldade, não podemos deixar de acreditar em dias melhores. Em países de primeiro mundo, os melhores alunos direcionam sua vida acadêmica para os cursos de Licenciatura, pois serão bem remunerados e terão prestígio e reconhecimento social. Já em nosso país ocorre o oposto, os melhores alunos procuram cursos que lhe darão salários melhores e maior reconhecimento social. Profissionais bons surgem de professores bem preparados e motivados. É necessário entendemos que valorizar o professor é preparar o país para o desenvolvimento. Não há progresso sem uma educação de qualidade e o professor e essencial neste contesto.   

 

quarta-feira, 3 de abril de 2013


Vantagens e desvantagens da utilização do Linux Educacional, apontadas pelos professor.

A professora responsável pela sala de informática apontou como principal vantagem do Linux educacional a introdução do aluno num ambiente novo e dinâmico. Onde o aluno tem que sair de uma zona de conforto  proporcionado pelo tradicional Windows e partir para uma nova realidade, desenvolver o conhecimento  sobre esse novo ambiente o Linux. Aponta também o custo reduzido e a segurança como características principais do Linux.

As desvantagens está relacionadas a incompatibilidade com equipamentos. A maiorias de softwares que permitem o funcionamento de certos equipamentos, como impressoras, scanner entre outros, são feitos exclusivamente para o Windows, o que torna difícil o uso desses equipamentos com o Linux .  outro fator negativo é a falta de conhecimento sobre Linux dos professores de outras áreas, dificultando a utilização dos recursos computacionais existente.

sexta-feira, 15 de março de 2013


RECEPÇÃO DO ESTAGIÁRIO

As 18:30 horas do dia 12/03/2013 me apresentei na Escola Estadual Irmã Ribeiro de Almeida Silva onde fui recebido pelo coordenador o senhor Hermes José dos Santos. Após as orientações iniciais o mesmo me conduziu a sala de tecnologia onde fui recebido pela professora responsável Simone Alves.

                A professora responsável apresentou-me as instalações físicas e os equipamentos computacionais disponíveis no local. Explicou como funciona a rotina da escola e me deixou a vontade para fazer perguntas e questionamentos. Ficou constatado que existem no local 25 máquinas com sistema operacional Linux, alguns com monitores de LCD de 14 pol. A distribuição das máquinas pela sala não segue uma formação típica de sala de aula, estão no envolto do ambiente em formação de “U”.

 PRIMEIRA IMPRESSÃO

Os alunos que frequentaram o ambiente neste dia foram alunos do EJA, não acompanhados dos professores. A utilização foi feita de uma forma esporádica com objetivo de realizar pesquisas e confecções de trabalhos escolares.

                A oportunidade de realizar alguma atividade não surgiu, apenas observei a rotina da escola. A professora responsável me afirmou que não havia aulas programadas para aquela data.

Observei que existem instalados nos computadores softwares educacionais específicos de varias disciplinas. Existem também no local equipamentos como data show, DVDs ,TVs e impressoras. A impressão que ficou é que a estrutura e os recursos computacionais são pouco utilizados pelos professores em atividades didáticas com os alunos.

quinta-feira, 7 de março de 2013

MEMORIAL

A minha trajetória escolar começou quando tinha seis anos de idade quando fui matriculado na primeira série do ensino fundamental. Ao longo de todo o meu ensino básico estive inserido numa escola publica no município de Campo Grande-Ms.
Aos quatorze anos, após reprovar a sétima série do ensino fundamental, parei de estudar por um ano. Passando esse período longe da escola, comecei a fazer um curso supletivo numa escola particular em Campo Grande. Nessa escola era possível concluir um ano regular em seis meses.  Após dois anos e meio conclui a sétima e oitava série do ensino fundamental e o ensino médio.
Fiz seis meses de curso pré-vestibular aproximadamente. No ano  2000 comecei um curso superior em Ciência da Computação numa universidade particular. Fiz sete semestres e parei por dificuldade econômica. Durante a realização do curso fiz estágio na seção de informática na universidade Unaes em Campo Grande por cerca de um ano. Fiz estágio também no Banco do Brasil na agência de processamento e compensação de cheques, por um ano e meio.
Após deixar a faculdade no ano de 2003, comecei a estudar para concursos públicos, quando, no ano de 2004 ingressei no Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul. Realizei o curso de formação de soldado em Campo Grande por dez meses. Após o curso de formação fui designando para o município de Nova Andradina-Ms.
Fiquei um longo período afastado do ensino universitário até que no ano de 2010 ingressei na Universidade Estadual de Mato Grosso do sul no curso de  Licenciatura em Computação em Nova Andradina. Fiz o primeiro ano em 2010. O segundo ano fiz aproveitamento das matérias compatíveis com curso que havia feito em Campo Grande. No segundo ano fiz apenas duas matérias pedagógicas.
Durante o ano de 2012 passei na seletiva interna do Corpo de Bombeiros para realizar o curso de formação de sargentos, curso esse realizado no município de Campo Grande. Tive que trancar o curso neste ano para frequentar o curso de formação de sargentos. Em 2013 estou matriculado no terceiro ano do curso de Licenciatura em Computação com seis matérias e espero concluir todas com aproveitamento.